De fato, o Gimp não é dirigido a usuários iniciantes. Se a pessoa só deseja fazer ajustes simples na imagem, como acerto de tons e de cores ou corte, ela pode usar o
FastStone Image Viewer, que além de ser um visualizador, faz essas coisas.
Aproveito para deixar o link do programa, quem quiser experimentar, eu recomendo. É bastante estável, bem mais do que o IrfanView:
http://www.baixaki.com.br/download/faststone-image-viewer.htmIsso no
Windows. Sem dúvida, há programas leves no linux que cumprem essas mesmas funções. Não vou indicar nenhum porque, no tempo que tinha o Kurumin (bons tempos!) só usava o Gimp e, mais raramente, o Inkscape.
Entretanto,
talvez haja outro motivo de quererem retirar o Gimp do Ubuntu: essa distribuição é bem
pesada e não instala em computadores com menos de 512 MB.
Meu computador, por exemplo, tem 256 MB de RAM e o CD do Ubuntu sequer entrou no sistema. Fui obrigado a abortar a operação, pois o CD só rodava... e nada! Com o Kubuntu tive menos sorte ainda.
Um CD de uma outra distribuição que testei, o
GoblinX , ao contrário, rodou sem nenhum problema. Inclusive consegui usar o Gimp 2.4, que veio no CD do Goblin,
sem precisar instalar nada.Só não coloquei o Goblin no meu PC porque ele exige um maior conhecimento do linux do que eu tenho, atualmente. Quem sabe no futuro...